Friday, May 18th, 2007...16:30
É Lisboa, só não é essa.
Quando li aquilo que o PBM escreveu, aqui, há mais ou menos uma semana, tive dúvidas que estivesse a falar da cidade onde moro. Que Lisboa tem vários problemas urbanísticos, que decorrem do facto de ser uma capital — com tudo o que isso possa ter de bom e de mau— toda a gente sabe. Que o trânsito é uma maçada é dado relativamente universal e ocorre em quase todo o lado desde que evoluímos da época das carroças.
Mas aquilo que me deixou mais intrigada foi a descrição de uma zona da cidade que me é particularmente cara (porque gosto dela e porque que me sai do bolso). Campo de Ourique é um bairro simpático, com um mercado de qualidade superior, cafés, mercearias, supermercados e comércio vário. Não é mais complicado estacionar lá do que em Alvalade ou em Cascais. Não tem mais bosta de cão do que a avenida da Igreja ou (imagino) os bairros residenciais em Loures. Campo de Ourique tem dois Jardins (o da Parada, e ali à porta o da Estrela), permite ir trabalhar a pé (evitando assim o trânsito e as intermináveis horas de filas nos acessos a Lisboa) a quem tenha idade e perninhas para andar e esteja disposto a abdicar do automóvel, é um lugar seguro onde se pode andar na rua a qualquer hora sem pânico e sendo dentro de Lisboa a posição relativamente resguardada permite algum sossego.
Lisboa, que PMB acusa de ser o espelho do caos, é das únicas capitais que ficam a poucos minutos da praia, o que permite que não se tenha de tirar férias quando ser quer ver o mar, bastando uma hora de almoço prolongada.
Ao Sábado, entrar no eléctrico n.º 28 nos Prazeres, descer ao chiado e à baixa, para lanchar e ler os jornais, subir ao castelo e passear como um turista é um dos maiores prazeres que se pode dar a quem goste desta cidade. A baixa lisboeta e as avenidas novas, por exemplo, são uma amostra de simetria, e, aquilo que o Pedro chama “sobe e desce de estradas, ruas e vielas, com edifícios a cair” chama-se história, e todas a cidades a têm, em melhor ou pior estado de conservação; e acho mesmo que a história é preferível à arquitectura moderna de mármore branco que parece feita de casas de banho postas do avesso.
O trânsito em Lisboa é mau? Claro que é, mas não é pior do que tentar atravessar Paris em hora de ponta, Londres antes de se ter imposto uma taxa de circulação ou a Quinta Avenida, em Nova Iorque, se não for de madrugada. Quanto mais se conhece o mundo, mais se tem de gostar de Lisboa, quem ainda tem a vantagem de ter um rio aos pés.
Mas é bom saber que o Pedro valoriza o preço do metro quadrado

6 Comments
May 18th, 2007 at 16:52
[…] os atlânticos É Lisboa, só não é essa. […]
May 18th, 2007 at 17:48
Bem, eu, quanto mais conheço o mundo, menos gosto de Lisboa. São opiniões…
May 18th, 2007 at 22:26
A Laura tem toooda a razão. E quem não sabe não deve mandar bitaites.
May 20th, 2007 at 10:21
Mudei-me recentemente de Cascais para Lisboa. Não tanto pela beleza da cidade como pela proximidade ao local de trabalho e pela centralidade. No entanto não deixo de achar que lisboa é uma bela cidade, ainda por cima tendo em conta o meu bairro (parque das nações) que me permitiu deixar de pagar a um ginásio e usufruir de uma beira-rio absolutamente fantastica para fazer o meu exercicio matinal.
Por outro lado, concordo com um (um só) aspecto referido pelo PMB - a calçada portuguesa pode ser linda linda linda (que a maior parte das vezes não é, toda esburacada e raramente plana) mas que é pior coisa para se andar, ah isso é! Continuo a achar que é um complô dos sapatateiros deste país. Vivia muito melhor sem este piso esburacado, inclinado e escorregadio e atrevo-me ate a dizer que votava no sá fernandes se ele prometesse substituir essa coisa horrivel do chão da cidade (ok talvez não no sá fernandes… mas sentia-me tentada!!!)
Dito isto, VIVA LISBOA!
May 21st, 2007 at 12:20
muito bom post Laura. Gostei muito e assino em baixo. Bjs
August 21st, 2008 at 23:57
Desculpem-me meus caros, mas Lisboa é Lisboa, a luz, o rio, a aqrquitectura…alguém me sabe dizer onde encontrar tudo isto?
Quanto à calçada, seria bom se fosse só em Lisboa!!! Mas é em todo o lado! Até na província, é realmente linda, mas também não sou uma fã!
Mas por mais ou menos razões a verdade é que Lisboa é das cidades mais bonitas da Europa! Eles também o dizem.
Uma coisa é certa é única.
Leave a Reply